Eva

EVA Horizontes 

A Eva Horizontes é um Projeto de Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo que experimenta modelos de viabilidade para se tornar um negócio de impacto social. Somos motivados pela transformação da vida de mães e de suas relações com seus filhos e filhas por meio do compartilhamento de conhecimentos sobre parentalidade positiva, promoção da autonomia e emancipação da mulher e das suas possibilidades de realização pessoal por meio da inclusão digital e geração de renda. Associado a isso, somos entusiastas da promoção do desenvolvimento de negócios locais de micro e pequeno portes.

IMG-20210204-WA0013-1

Manifesto

# acreditamos 

  • na possibilidade de fortalecer as famílias por meio do fortalecimento das mães que desempenham papel-chave no contexto familiar;
  • que ao proporcionar-lhes habilidades que lhes permitam usar ferramentas digitais para promover atividades comerciais próprias e de terceiros, abrimos para elas oportunidades de geração de renda extra, melhora da auto-estima e promoção de sua autonomia tanto em contextos sociais quanto profissionais;
  • que a conexão com os micro e pequenos negócios locais é fundamental para formar clientes para as mães;
  • que a conexão entre as ‘mães designers’ e os negócios potencializa economias locais.

# por isso

a Eva Horizontes existe para promover o fortalecimento de mulheres que são mães por meio da sua formação na criação de materiais para uso em redes sociais e enquanto promove seu desenvolvimento pessoal e para fomentar economias locais por meio do melhor uso das redes sociais para divulgação de micro e pequenos negócios.

#fortalecer famílias fortalecendo as mães
#promover negócios locais
#usar negócios para melhorar o mundo

 

Nossa História

A história da Eva Horizontes começou em 2016 quando um grupo do Laboratório de Tecnologias de Apoio da Redes de Colaboração – LabTAR da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes formado por Miriam de Magdala, Marcos Accioly e Fernando Gatti fizeram o curso ‘Human-centered Design’ – HCD ou ‘Design Centrado no Ser Humano’ da +Acumen.

O curso foi totalmente à distância e o desafio de design escolhido pelo grupo foi:  “Como promover o desenvolvimento pleno de crianças de baixa renda?”

A proposta de intervenção do grupo foi enviar mensagens de texto, tipo SMS, semanalmente, com conteúdo voltado para parentalidade positiva, para mães e pais em que concordassem em receber tais mensagens e, posteriormente, avaliar se esse conteúdo havia promovido mudanças de comportamento dos que recebiam as mensagens para com seus filhos e filhas. As famílias participantes eram ligadas ao Projeto Família conduzido pelo Centro Social São José de Calasanz, localizado no Bairro Vila Nova de Colares, município da Serra, Espírito Santo. 

Após um período de aproximadamente 6 meses de envio das mensagens, foi feita uma coleta de depoimentos do grupo de mães e pais que havia participado da experiência e ficou claro que o impacto havia sido significativo.

Essa primeira experiência levou ao desenvolvimento de um sistema de gerenciamento e envio de mensagens, o SMS Criança, que segue disponível para uso do Centro Social desde então (labtar.ufes.br › projetos › sms-crianca).

Além da mudança positiva no relacionamento com seus filhos e filhas relatados pelas mães e pais participantes da experiência, ficou clara a necessidade de associar atividades que pudessem promover a geração de renda adicional para as famílias. 

Em 2018, um grupo maior, envolvendo professoras e alunos e alunas do LabTAR/Ufes, membros da equipe do Centro Social Calasanz e do Serviço de Engajamento Comunitário – SECRI realizaram oficina usando a metodologia do HCD para projetar uma solução que contemplasse a disponibilização de conteúdos sobre parentalidade positiva e geração de renda extra para mães. Naquele momento, optamos focar nas mães. 

Surgia ali a EVA Horizontes com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de crianças e adolescentes capacitando suas mães para realização de atividades remuneradas e digitalmente inclusivas (produção de posts comerciais) enquanto elas refletem sobre o relacionamento com seus filhos e filhas e fortalecem os vínculos entre si, além de refletirem sobre seu papel enquanto mulher na sociedade. 

Os fundadores da EVA Horizontes em 2018, com a proposta de se constituir como um negócio de impacto social positivo foram: Athus Cavalini, Jonathan Cruz, Lhaís Gaigher e Rachel Póvoa Canuto com a orientação da profa. Míriam de Magdala. 

Em 2019 a EVA Horizontes ganhou o prêmio Renault Experience  na categoria Negócios de Impacto Social. Ainda nesse ano passou por processo de pré-aceleração na Azys Inovação, em Vitória, ES. Durante 2019 até março de 2020 a EVA Horizontes estava focada em cursos presenciais. 

A pandemia do Covid-19 proporcionou oportunidade de mudança significativa já que os cursos presenciais não eram mais uma possibilidade. Seria possível capacitar as mães para a produção de posts comerciais para uso nas redes sociais e promoção de micro e pequenos negócios do seu bairro e proximidades usando o ensino à distância? Como elas poderiam ter acesso a computadores para fazer o curso? Comerciantes contratariam nos posts feitos pelas alunas do curso? As respostas para todas essas perguntas só poderiam ser respondidas na vida real! E assim, continuando a parceria com o Centro Social São José de Calasanz e o envolvimento de Renata Jorge, Valdir Correa e João de Jesus além da equipe EVA teve início esta fase dos cursos semipresenciais para as mães e totalmente online os cursos voltados para os negócios locais.

 

Indicadores de Transparência

2

Turmas Realizadas

12

Mães Capacitadas

5

Designers Eva Atuantes após o curso

21

Negócios Atendidos

NPS de satisfação das mães com o curso:

?

NPS de satisfação dos negócios locais com o serviço:

?

Renda gerada para as mães designers da Eva (durante o curso):

R$ 160,00

Dados Atualizados em 12/01/2020.

Fale com a gente!